PALESTRA SOBRE VIDA ACADÊMICA


Para palestrar sobre um tema é necessário ter compreensão sobre o assunto que deseja abordar. Mas alguns fatores externos podem influenciar durante a apresentação. Se programar com máxima antecedência para ter uma fala objetiva e clara é fundamental para uma palestra concisa. Quando fui convidado para falar sobre a graduação para uma turma de adolescentes do último ano do Ensino Médio da rede pública pensei que deveria abordar duas perspectivas: do ponto de vista do funcionamento de uma instituição pública e a das oportunidades da vida acadêmica. Antes disso, as únicas informações que foram me passadas eram de que seria num formato mais intimista e que não precisaria usar slide. Com isto fui maquinando como poderia contribuir oferecendo um conteúdo de boa qualidade. Registrei abaixo o meu processo criativo de como organizar uma palestra:

A abordagem do tema

No meu caso, o evento se tratava do 6º Colóquio das Profissões, na Escola de Referência Poeta Mauro Mota, em Jaboatão. A mesa-redonda tinha como tema "Sou da Geração Z: sou uma metamorfose ambulante" mediada pelo professor Ricardo Pinto, e contou com a apresentação de outros graduandos de várias instituições de ensino superior.
A medida que meus colegas de palco se
apresentavam falando suas experiências, foi ficando clara a certeza de que eu acrescentaria mais aos alunos se falasse também do funcionamento de uma universidade publica. Então, a partir do tema de metamorfose, iniciei o meu discurso falando do impacto de sair diretamente da vida escolar para a vida acadêmica, e se deparar com um mundo chamado Cidade Universitária. Falei dos aspectos administrativo e estrutural da UFPE, como também o funcionamento dos cursos da graduação e do choque no processo de adaptação para a vida acadêmica.

O perfil do público

Com o tema alinhado, a linguagem usada é um fator importantíssimo. Era preciso abandonar quaisquer resquícios de formalidades e falar a língua comum aos jovens de dezesseis anos. Além disso, interagir com o publico perguntando se eles têm dúvidas ou querem contribuir com algum comentário, ajuda na troca de interação de todos para todos. É também uma forma de dizer que estava interessado em saber mais sobre eles, e sobre as questões que eles têm e que talvez, com a minha experiência de vida acadêmica possa de alguma forma ajuda-los. Estar atento ao público, respondendo as perguntas com objetividade e clareza contribui para uma plateia satisfeita com a sua apresentação.

O uso de recursos externos

Neste caso em especifico não foram necessários usos de aparelhos para enriquecer a apresentação devido ao caráter intimista do evento. Embora em muitas apresentações, o uso de slide, por exemplo, pode ser um fator determinante para uma boa apresentação ou uma apresentação que não agrega. Por isso é importante saber o ambiente físico onde será a palestra, qual perfil do público, qual a linguagem que deve ser usada e se será necessário recursos externos para incrementar a apresentação.


Comentários

Postagens mais visitadas