Algumas Matérias publicadas on-line


A partir de algumas experiências profissionais na área de jornalismo, compartilho com vocês um passo a passo para escrever uma matéria jornalística. 

Escolha a pauta

Decidir qual o tema da sua matéria é uma das dificuldades mais recorrentes no processo de escrita. Um ótimo recurso é se informar por diversos veículos e se manter atento as coisas que estão ao seu redor. Se o assunto for de uma área especifica, acessar sites referência na área pode ajudar para se ter uma ideia do que pode ser interessante e mais relevante para o público que acompanha o seu canal de comunicação. 

Estabeleça contato

A pauta está definida e agora é preciso entrar em contato com as pessoas que são responsáveis por estudar ou produzir tais informações. Não importa o meio. Chamada por telefone, mensagem no WhatsApp, redigir e-mail ou até tentar contato pelo Facebook. O importante é se apresentar, esclarecer o motivo de contato e perguntar sobre o interesse e a disponibilidade para eventuais entrevistas e esclarecimento de dúvidas.


Colete informações

Em paralelo aos itens anteriores, ter uma pasta no computador ou ir anotando num bloco de notas todas as informações relevantes é importante para enriquecer e dá qualidade ao texto que você está produzindo. Nesse momento avalie se as informações encontradas são relevantes para o seu canal de comunicação. Durante a apuração, tenha certeza de que as informações são de fontes seguras. Se for fazer entrevista, peça autorização para gravar a fala do entrevistado para evitar futuras complicações. Assegure que tudo o que o entrevistado disser será posto sem alterações. Em caso da impossibilidade de entrevistas pessoais, avalie uma conversa via WhatsApp ou por e-mail.

Redija seu texto

O texto jornalístico segue a ordem de acordo com a importância das informações. O que for mais importante deve estar no começo do texto. Isso ocorre para evitar que as pessoas larguem o texto antes de tomar conhecimento das informações essenciais. Os jornalistas são grandes tradutores de quaisquer tipos de conteúdo. O produto final deve ser um texto simples e coloquial, compreensível a todos. Um texto escrito utilizando esta lógica será construído com uma estrutura de quatro partes: título, lide e corpo do texto e informações adicionais. 
O título (1) é o ponto principal para atrair o leitor. Um título forte deve sintetizar e ressaltar o que há mais de importante no texto, fazendo com que o leitor abra o texto quase que de maneira instantânea. O lide (2) é o ponto onde você irá apresentar as informações mais importantes, o primeiro parágrafo. Nele você pode responder às perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando? Essas respostas deverão ser objetivas, assim o leitor terá uma percepção rápida do que encontrará no resto do texto. No corpo do texto (3) estão os conteúdo menos importante, a complementação do que foi colocado no lide, criando todo o contexto. Respondendo às perguntas: Como? Por quê? Nos últimos itens podem ser informações secundárias, como em casos de matérias de serviço que adicionam informações sobe local, preço e horário.

Abaixo segue uma lista de matérias publicadas na Agência de Notícias da UFPE* assinadas por mim, veja alguns modelos:

Publicada em Agosto/2016. Acesse>>
Copa do Mundo deixa discursos antagônicos como legado

Publicada em Outubro /2016. Acesse>>
Nova concepção de educação integral auxiliaria na melhora das práticas escolares

Publicada em Novembro/2016. Acesse>>
História e expressões indígenas têm pouco espaço no currículo escolar

Publicada em Dezembro/2016. Acesse>>
Relações entre educação, pobreza e crescimento econômico diferem nas regiões do Brasil

Publicada em Fevereiro/2017. Acesse>>
Simular movimentos associado à fisioterapia motora melhora mobilidade de pacientes com Parkinson

Publicada em Abril/2017. Acesse>>
Tamanho e condição socioeconômica das famílias influenciam no estado nutricional do adolescente

Publicada em Maio/2017. Acesse>>
Fenômeno da TV social, novo modo de assistir, é tendência mundial

Publicada em Junho/2017. Acesse>>
Jogo digital ajuda a promover saúde sexual e prevenir gravidez indesejada na adolescência

Publicada em Setembro/2017. Acesse>>
Telhado Verde diminui efeitos das ilhas de calor em Caruaru

Publicada em Novembro/2017. Acesse>>
Pacientes submetidos à cirurgia bariátrica indicam melhorias na qualidade de vida

Publicada em Janeiro/2018. Acesse>>
Medo de dentista repercute na autoimagem e qualidade de vida dos pacientes


*As publicações do Boletim de Pesquisa da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) são divulgadas semanalmente. Toda a produção de conhecimento desenvolvida a partir das pesquisas realizadas pela comunidade acadêmica da UFPE  são temas das matérias. Os assuntos publicados pelo boletim semanal pautam jornais e canais de comunicação em níveis regional e nacional. O boletim é uma das pontes entre a academia e a sociedade em geral. Por este portal, a população toma conhecimento dos estudos que estão sendo desenvolvidos na universidade. 

Comentários

Postagens mais visitadas