USO DO INSTAGRAM PARA O JORNALISMO | PESQUISA ACADÊMICA


UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / JORNALISMO
TÍTULO: ESTRATÉGIAS TRANSMÍDIAS NO INSTAGRAM STORIES
DE JORNAIS BRASILEIROS
AUTORIA: FABSON GABRIEL PEREIRA DA SILVA 
ORIENTAÇÃO: PROF.ª DR.ª YVANA FECHINE

Monografia apresentada ao Departamento de Comunicação Social (DCOM), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo.


DEFESA EM 20/11/2018 - RECIFE 2018

BANCA EXAMINADORA
Prof.ª Dr.ª Yvana Fechine (Universidade Federal de Pernambuco)
Prof. Dr. Rodrigo Cunha (Universidade Federal de Pernambuco)
Prof.ª Dr.ª Cecília Almeida (Universidade Federal de Pernambuco)

RESUMO: 

O presente trabalho investigou a incorporação do Stories na plataforma do Instagram por veículos jornalísticos, procurando verificar se o uso desse recurso obedecia a um modelo de produção transmídia, cuja característica é a articulação de conteúdos associados e/ou complementares em diferentes mídias. Para isso, observamos os perfis no Instagram Stories dos maiores jornais brasileiros em circulação, a saber: Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo. Tomamos como ponto de partida a categorização de análise das estratégias, conteúdos e funções transmídias desenvolvidas por Fechine et al. (2013). Com as investigações, sistematizamos os conteúdos publicados no recurso Stories, identificando as formas de manifestação recorrentes com suas respectivas funções jornalísticas. Identificamos o emprego de estratégias transmídias de propagação e expansão para promover as articulações entre os conteúdos das diferentes mídias e comprovamos que as empresas de notícias usam o recurso Stories como forma de chamar os usuários do Instagram para a sua mídia de referência, ou seja, os seus respectivos jornais on-line.

Palavras-chave: Convergência; Estratégias transmídias; Instagram stories; Jornalismo móvel; Mídias sociais.


ABSTRACT:

The present paperwork investigated the incorporation of Stories in the platform of Instagram by journalistic vehicles, looking to verify if the use of this resource obeyed a model of transmedia production, whose characteristic is the articulation of associated and / or complementary contents in different media. For this, we observed the profile in the Instagram Stories of the main Brazilian newspapers in circulation, namely: Folha de S. Paulo, O Globo and O Estado de S. Paulo. We took as a starting point the categorization of the strategies analysis, contents and transmedia functions developed by Fechine et al. (2013). With the researches, we systematized the contents published in the resource Stories, identifying the recurring forms of manifestation with their respective journalistic functions. We have identified the use of transmedia strategies of propagation and expansion to promote the articulations between the contents of different media and we proved that the news enterprises use the Stories feature as a form of inviting the Instagram users to their reference media, i. e., their respective online journals.

Key-words: Convergence; Transmedia strategies; Instagram Stories; Mobile Journalism; Social Media.


VOCÊ FICOU INTERESSADO(A) EM LER? 
ENTRE EM CONTATO! 
fabson.gabriel@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas